O conteúdo de hoje é para você, gestor que não sabe onde está errando na gestão de seus vendedores. Você já parou para pensar que o problema pode estar na ferramenta que você usa? Em especial, se você ainda faz o controle de clientes usando planilhas, precisa ler o que vamos falar nos próximos parágrafos.

Por que usar planilhas pode ser ruim?

Todos os dias novos prospects chegam, novos negócios se iniciam e além disso você precisa dar continuidade aos atendimentos que já estão em andamento.

Fora isso, é preciso fazer todo trabalho de um gestor de equipes: acompanhar atendimentos, dar treinamentos, fazer contratações…

E nesse caminho, ao usar as planilhas para fazer a gestão comercial muita coisa pode passar despercebida e impactar negativamente nos resultados ao final do mês.

#1 As planilhas não trazem uma boa forma de visualizar informações

Não podemos desmerecer as planilhas em todos os sentidos. Elas ainda oferecem uma boa forma de controle em diversas áreas da empresa. Mas uma coisa é evidente: uma planilha não é a melhor forma de visualizar informações.

Quando falamos em uma gestão comercial, você quer enxergar dados do seu cliente como histórico de atendimento e preferências – e isso só um CRM pode fazer por você.

#2 Planilhas não são inteligentes

Que nos desculpem os super fãs de planilhas, mas inteligência não é o forte dessa forma de controle.

Planilhas não conseguem calcular para você ciclo de vendas, porcentagem de retenção em cada etapa do funil de vendas, mostrar em uma timeline seu histórico com cliente. Esse, inclusive, é um dos principais motivos para você considerar trocar de uma planilha para uma ferramenta mais avançada o quanto antes!

#3 Perda na produtividade

A perda na produtividade em equipes que ainda usam planilha para acompanhar suas vendas é inegável. Isso porque não conseguem fazer boas previsões, entender o comportamento de seus clientes, agendar as próximas atividades e tirar bons relatórios.

Os números acabam caindo por um motivo que pode ser resolvido a qualquer momento!

#4 Menor controle sobre a equipe

Para você, gestor, o uso da planilha também é muito prejudicial. Como você acompanha a produtividade da sua equipe?

Pede planilhas atualizadas de atendimentos e cadastrados para cada vendedor diariamente?

Não seria mais fácil contar com um único sistema que pudesse centralizar as informações para que você enxergasse tudo em um só lugar, potencializando assim não só o seu trabalho como também de toda equipe?

#5 Segurança dos dados

Diferente de um software, os dados das planilhas – principalmente as compartilhadas – podem ser alterados a qualquer momento. Para que as informações sejam sempre atualizadas é preciso que a planilha comercial esteja disponível em um lugar de acesso para toda equipe, o que reduz a confiabilidade dos dados e pode trazer danos irreparáveis caso haja algum tipo de perda de informações.

Se você se identificou com esses pontos, está na hora de conhecer o Funil de Vendas, o smart CRM #1 do mercado brasileiro. Deixe que nossos especialistas em vendas te ajudem a aumentar os resultados da sua equipe!

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Isadora Lopes

Author Isadora Lopes

Consultora de Inbound Marketing, especialista em conteúdo para vendedores e gestores de times de vendas.

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