Há algum tempo o mercado vem se tornando cada vez mais um “Oceano Vermelho” repleto de vendedores tubarões que saem a caça de suas presas, os Clientes.

Nossa dica de hoje é: Tenha boas estratégias para sua equipe comercial alimentar as oportunidades do seu Funil. Acreditamos que deve se ter no mínimo 5 estratégias de Canais de Vendas para sua organização captar oportunidades. Além dos canais convencionais como: Internet, Prospecções, Anúncios, etc, devemos ter estratégias mais específicas para criarmos o nosso “Oceano Azul” e atrair oportunidades mais “quentes”.

Passos para a criação de estratégias de Canais de vendas:

1. Selecionar segmentos de mercados mais específicos ao invés de atingir a massa.

2. Analisar quem são os personagens do circuito: Usuário, Influenciador e Decisor. Porém se colocando no lugar deles e entendendo o que pensam, o que ouvem, o que veem, o que escutam, quais as dores e ganhos. Isto se chama Empatia!

3. Crie propostas de valor que são compatíveis com estes personagens: Você pode tentar traduzir como seu(s) produto/serviços(s) são vistos pelos personagens, ou como eles beneficiariam a vida deles de alguma forma.
Com estas informações você terá uma linguagem mais próxima do personagem, assim, criando canais de comunicação / atração com a mensagem que eles gostariam de ouvir.

4. Prototipe: Antes de um grande investimento, teste suas idéias na escala que caiba em seu bolso – Ex: ao invés de criar um video isca super produzido, monte um piloto com seu celular, papeis, canetas, Legos®, etc, simulando a mensagem e roteiro, compartilhe com alguns clientes já existentes e amigos, veja qual a reação. Caso entendam, invista no video e mecanismos de propagação (Youtube, Email MKT, Etc…) Este vídeo pode ser uma isca para que as pessoas entrem em seu site e comprem algum serviço/produto que a mensagem do video mostrou.

5. Proporcione conhecimento e colha clientes: Você pode atrair futuros clientes promovendo palestras, workshops, etc, Gratuito – Esta é uma forma de Prospectar de 5 à 600 (dependendo do espaço) possíveis clientes em menos de 3 horas.

 

Resumindo, além dos Canais tradicionais, utilize algo inesperado/inusitado para atrair oportunidades ao seu Funil.

Tenha estratégias para alimentar seu Funil de Oportunidades
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Thiago Pirinelli

Author Thiago Pirinelli

Mega casado, pai de 3, apaixonado por Cristo. Sócio do Funil de Vendas. Sua dedicação é fazer com que seus clientes possam bater meta todos os dias!

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