Nem padeiro vive mais de sonho, pois eles são industrializados! E qual a diferença entre Sonho, Objetivo e Meta? Por quê saber isto será importante?

Durante sua vida provavelmente você já ouviu diversos jargões populares. Estes servem muitas vezes para nos previnir de algo ruim ou para definir uma ação, atitude ou desejos. Certamente um jargão que já ouviu é este:

“Quem vive de sonho é padeiro!”

Ele geralmente é dito para pessoas que são extremamente estimuladas com fantasias sobre o futuro, pessoas que tem visão e que são otimistas. Este jargão pode até soar engraçado, mas hoje ele não simboliza sua real expressão, dando a visão que um padeiro ganhará dinheiro vendendo seus deliciosos sonhos.

Quero me apoiar no título deste artigo não para falar de doces, mas sim da realidade do futuro que pertence a cada um de nós. Quantas vezes você já realizou um sonho? Será que você realmente tem sonhos ou apenas desejos devaneios? O devaneio é visto como um estado de fantasia ou até mesmo de “loucura”, em que a realidade é confundida com a imaginação. Os devaneios estão apoiados em ideais sem fundamento e questões utópicas que podem nunca ser alcançadas ou trazidas para o contexto atual.

Não estou falando que é proibido sonhar, longe disto. Sonhar acordado estimula sua criatividade e lhe dará esperança de uma vida melhor. Aqui quero passar a ideia de que sonhar sem propósito é a mesma coisa que pegar vento com as mãos.

“Sonhar sem propósito é a mesma coisa que pegar o vento com as mãos”

O movimento de pegar o vento com as mão pode até acontecer, mas logo que abri-las verá que estarão vazias e seu esforço será em vão.

Sonhos são industrializados

Em muitas padarias os pães e doces são industrializados, mas o que isto fala à respeito de nossa vida? Pode falar o que for, mas hoje em dia é praticamente impossível realizar qualquer sonho sem recursos financeiros e aqui vai outro jargão:

“Dinheiro não traz felicidade”

Quem criou este jargão é um verdadeiro TONTO! Pois vivemos sim, em um mundo capitalista onde para comprar saúde, segurança ou vestimentas básicas é necessário o dinheiro. Acrescentaria então o complemento:

“Dinheiro não traz felicidade… Então dê o seu para mim e seja feliz!”

Não estou falando que temos que ser motivados apenas por dinheiro, mesmo porque dinheiro sem propósito também te levará para ciladas da vida. Ele deve ser usado com sabedoria para que suas necessidade e alguns desejos sejam supridos. Propósitos são respostas para seus porquês! Um propósito forte fará com que esteja sempre focado em conseguir algo que te suprirá, mas sem afetar negativamente outras pessoas.

Então como conquistar um sonho?

A falta de contexto para algumas palavras ou situações, pode nos levar a cometer erros. Algo que deve ficar esclarecido é: O que é um sonho? Como posso chegar lá?

Quero compartilha algo que abriu minha mente para a realização de sonhos que jamais conseguiria alcançar, sem antes desvendar definições tão simples, porém poderosas. Se você quer conquistar um sonho, saiba que ele tem etapas a serem cumpridas e muitas pessoas se confundem por não criarem o contexto para palavras que apoiam nossas ações diárias.

 

SONHO > OBJETIVO > META

Sonho: São pensamentos, desejos e emoções que quando misturados, te levará para um futuro incerto e sem data para acontecer. Ainda é algo nebuloso, mas que pode provocar estímulos positivos para enfatizar sua crença (coisas que acredita).

Objetivo: É quando este sonho que antes não tinha data para acontecer, passa a ter um data e está mais claro, conectando-se a sua realidade. Neste momento ele faz mais sentido para você. Em alguns casos é possível materializar o objetivo, escrevendo-o em detalhes em uma simples folha de papel.

Meta: É tudo o que te leva ao conhecimento! Antes se você não sabia como alcançar este objetivo, agora que você dividiu-o em frações menores, ficará mais fácil visualizar todo percurso até seu sonho ser realizado.

Um exemplo, imagine-se conhecendo um lugar antes nunca visitado fora do país. Provavelmente sua mente te levou à uma praia, montanha, ruínas ou para os parques da Disney. Dá até para sentir como seria a emoção de estar lá não é mesmo? Pronto, você acaba de ter um sonho. O próximo passo é estipular quando irá visitar, que tal em novembro? Acabamos de tornar este sonho em um objetivo. Agora vem a parte burocrática que exigirá mais energia as metas. Para esta viagem você precisara:

  1. Valor suficiente para as passagens, hospedagem, laser, lembrancinhas e fatores emergenciais
  2. Tirar seu passaporte caso não tenha ou renová-lo
  3. Tirar o visto para o país caso necessário
  4. Minimamente conhecer o idioma local para se comunicar
  5. Comprar moeda local
  6. Fazer minimamente um roteiro
  7. Fazer as malas
  8. Chegar até o aeroporto, embarcar e decolar

Este foi apenas um resumo de um sonho se tornando realidade, mas perceba que todos estes itens são metas que devem ser cumpridas e que algumas são acondicionadas à anterior.

“Muitas pessoas querem viver um sonho sem traçar o objetivo e metas”

Mas o que isto tem haver com vendas?

Tudo! Como a primeira coisa que você deve tratar em vendas é a sua meta, fica muito confuso se você não compreende o contexto de cada uma destas palavras. Faça um teste: Pergunte para 2 – 5 vendedores da mesma empresa, o que é uma meta… você notará que a resposta será diferente para cada um. É neste ponto que muitas organizações se desfazem, pois não alinham a comunicação, o que para um parece uma coisa, para outro é totalmente diferente.

Para ter uma relação saudável com a equipe comercial, deixe claro o que esperar de ambas as partes: Empresa e profissional. Defina uma meta simples de ser entendida, como dizemos por aqui no Funil de Vendas

“Se não for simples, não funciona!”

Conclusão: Você só terá êxito, se antes ter claro porque é importante ter seus sonhos realizados o objetivando e traçando metas claras e factíveis.

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Sonho, objetivo e meta: Você sabe qual é a diferença?
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Thiago Pirinelli

Author Thiago Pirinelli

Mega casado, pai de 3, apaixonado por Cristo. Sócio do Funil de Vendas. Sua dedicação é fazer com que seus clientes possam bater meta todos os dias!

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