Se você pensa em venda como sendo algo automático, para falar do seu produto e insistir para o cliente comprar, esse texto é para você. Hoje vamos te explicar sobre a importância de construir relacionamento com clientes, porque você deve fazer isso e claro, como você pode fazer isso.

O que é o relacionamento com o cliente?

Quando falamos em criar relacionamentos, muitos vendedores acham que vão precisar forçar amizade com todos seus clientes e não se sentem à vontade para investir nesse novo modelo de atendimento.

Porém, o relacionamento com o cliente é você ir além da venda tradicional e entregar valor de fato para o seu cliente.

Ao relacionar-se com ele, você entenderá o que ele busca, qual o tempo dele para a compra e ganhará sua confiança, o que é fundamental quando falamos em mercados competitivos (e vamos combinar, todos mercados estão competitivos!).

Como criar relacionamento com seu cliente?

Não pense que criar relacionamento com o seu cliente é ligar para ele todos os dias ou vê-lo todos finais de semana.

Para criar um relacionamento sólido com seu cliente, você precisa conhecê-lo e principalmente conseguir ouvir o que ele tem a dizer. Ao ouví-lo, você poderá identificar seus gostos e necessidades e a partir disso oferecer o melhor atendimento possível.

É claro que sozinho fica difícil de conhecer todos seus potenciais clientes. Por isso, contar com a ferramenta certa é necessário e quando falamos em relacionamento com o cliente estamos falando em CRM.

Do inglês Customer Relationship Management, CRM é o gerenciamento do relacionamento com o seu cliente. Com uma ferramenta de CRM você consegue cadastrar históricos de atendimento, agendar atividades para realizar com esse cliente e principalmente ter todo acompanhamento do que foi trabalho com ele durante todas as etapas.

Além disso, contando com um bom sistema você ainda consegue visualizar todo seu Funil de Vendas e controlar as oportunidades que estão chegando sem deixar nada perdido pelo caminho!

Ter boas informações e dados completos sobre seus cliente é fundamental para esse relacionamento ser construído, mas ter essas informações organizadas e com fácil acesso é o primeiro passo!

Ligou para seu cliente? Anote.

Seu cliente comentou que precisa de algo específico? Anote.

Ele vai viajar e pediu para que você entre em contato somente daqui um mês? Anote!

Quais as vantagens de ter um relacionamento com o seu cliente?

Na hora de fazer uma compra, você prefere investir seu dinheiro com uma empresa desconhecida ou com uma empresa que você já vem tendo contato e sendo atendimento há algum tempo?

As principais vantagens que todo time comercial encontra ao construir relacionamentos com os clientes são:

 

#1 Maior confiança

Você ganha do seu concorrente porque seu futuro cliente já confia em você. A confiança se ganha porque você lembrou de tudo que foi conversado, não esqueceu datas importantes na negociação e se fez presente nos momentos decisivos.

#2 Fidelização

Se durante todo o processo de compra seu cliente se sentiu seguro e depois de efetivar a compra continuou recebendo um atendimento de qualidade, a tendência é que ele fidelize, continue a consumir e ainda indique sua empresa e seus serviços para outras pessoas.

#3 Resolver problemas

Ao ter um relacionamento com seu cliente e estar sempre em contato, você e sua equipe conseguem identificar possíveis problemas antes que eles causem prejuízos para qualquer uma das partes. Assim, além de mostrar eficiência e proatividade, você ainda evita situações negativas para o cliente.

#4 Ter um sistema de CRM atualizado

Com o seu relacionamento com o cliente sendo cultivado, você sempre abastecerá o seu CRM com informações atuais, o que facilitará para toda equipe conhecer esse cliente!

Ainda não sabe quais vantagens o relacionamento com o cliente pode te trazer na prática? Então experimente hoje mesmo o Funil de Vendas, o smart CRM número 1 do mercado. Deixe nossa equipe te ajudar a alcançar mais resultados!

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Quero experimentar grátis
Isadora Lopes

Autor(a) Isadora Lopes

Consultora de Inbound Marketing, especialista em conteúdo para vendedores e gestores de times de vendas.

Mais posts de Isadora Lopes