Saiba como ser mais eficiente e efetivo em vendas nos momentos de incerteza econômica do mercado – Por Marcelo Baratella.

Para muitos, 2015 foi um ano para ser esquecido. E as expectativas nada animadoras apontam que em 2016 continuaremos a viver momentos de muitas incertezas. A boa notícia é que, apesar das adversidades, ainda é possível vender mais, melhor e com maior produtividade, pois, embora não pareça, existem inúmeras oportunidades nestes momentos de crise.

A pergunta que todo empresário ou gestor deve fazer agora é: “O que nos trouxe até aqui é o que vai nos levar para onde queremos ir daqui pra frente?”. Certamente a resposta é “Não”. Mas o que pode então ser feito para ganharmos velocidade em nossas vendas?

Compartilho abaixo alguns pontos do programa de gestão que batizei como “Vendedorismo”. -São pontos simples e que podem ser aplicados pelos gestores de venda, focando a criação de um ambiente em que 100% dos funcionários são direcionados a terem atitudes vendedoras. – Marcelo Baratella

Autonomia: permita que todos dentro da empresa tenham liberdade para pensar e agir de forma responsável, para que se sintam “donos do negócio”;

Domínio: desenvolva o “empoderamento” da sua equipe, realizando treinamentos semanais com o time de vendedores, para que eles tenham pleno conhecimento do que fazem e dos produtos que vendem;

Escuta ativa: esteja presente com seus clientes, preste muita atenção no que eles dizem, escutando mais do que falando. Pergunte-se o tempo todo: “Você seria seu próprio cliente?”

Pontos de contato: mapeie todos os pontos que incomodam seus clientes. Descubra tudo o que eles realmente querem e resolva seus problemas pontualmente (a chance de indicarem você para outros clientes é bem alta)

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Quero experimentar grátis
O que nos trouxe até aqui?
Avalie este post