Não é muito difícil ficar por dentro das notícias da política brasileira. Desde as últimas eleições presidenciais, em 2014, nosso país passa por um momento político delicado e nos últimos 24 meses vivemos uma das piores crises econômicas da nossa história.

Com as últimas notícias vindo à tona, muitos empresários e gestores começam a questionar qual será o rumo econômico do país e se isso os afetará economicamente. Sabemos que é impossível prever o futuro, mas com base em nossa experiência no mercado, hoje viemos falar com você que vive de vendas e não sabe qual atitude deve ter nesse momento.

A crise existe, mas não há pânico

Sim, a crise política existe e está presente todos os dias nos jornais e em nossas conversas. Porém, não há necessidade para pânico.
As incertezas sempre vão rondar um ambiente comercial que não está bem estruturado ou planejado e as instabilidades em cenários políticos e econômicos costumam ressaltar isso.

Por isso, o principal recurso que gestores e vendedores têm neste momento é o planejamento.

Tenha foco e planeje suas ações

Planejamento é tudo dentro de vendas. É por isso que estudar seu histórico e se concentrar em ações futuras é tão importante. Quem não sabe o caminho que quer chegar, contenta-se com qualquer lugar que chega. Você não quer ser um desses, certo?

Reúna-se com sua equipe, façam uma análise do que deu certo nos últimos meses e o que deve ser alterado. Repasse as metas, foque no que realmente traz resultados financeiros para a empresa.

Planeje com um Funil de Vendas

Planejar é uma palavra que ainda dá arrepios em muita gente que acredita que isso é muito difícil. Mas você sabia que estruturando o seu Funil de Vendas com as etapas que realmente são trabalhadas em seu negócio e o alimentando com os dados e informações corretas, você consegue que esse planejamento seja feito de forma muito mais natural e fácil?

Você vai conseguir visualizar quantos negócios tem em cada etapa, onde deve concentrar mais esforços, se o foco deve ser em trazer mais contatos para o topo ou trabalhar a etapa de fechamento, por exemplo – e claro, conseguirá acompanhar suas taxas de conversão.

Além disso, você consegue estruturar um processo de vendas que pode ser replicado mês a mês e assim conseguirá ter mais controle sobre seus negócios e menos medo das incertezas políticas que podem atingir nosso país.

Quer mais conteúdos como esse? Acompanhe o blog do Funil de Vendas e deixe suas sugestões de temas nos comentários!

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Quero experimentar grátis
O medo da crise política nas vendas – como você pode vencê-lo?
Avalie este post