Nos últimos anos muito tem se ouvido falar sobre funil de vendas, principalmente em relação ao marketing digital. No entanto, sabemos que nem tudo o que se ouve é verdade, e isso é algo que pode atrapalhar muito quem está adotando o método nos negócios e busca resultados.

Pensando na importância de esclarecer alguns mitos, hoje vamos falar sobre 5 mitos e verdades que envolvem o termo “Funil de Vendas” para que você possa entender melhor como aplicá-lo em seu negócio. Acompanhe!

#1 Funil de Vendas é um método

Verdade.  Muito além de um sistema ou um simples desenho com etapas soltas, o Funil de Vendas é um método que aqui no Brasil foi trazido e registrado pela empresa que leva o mesmo nome e traduz a essência da metodologia.

Com o método você constrói as etapas do seu processo de venda e aqui é muito importante lembrar a necessidade de um processo de venda bem estruturado.

#2 Funil de Vendas é marketing digital

Mito. Captura de leads para “abastecer” o funil de vendas é um dos grandes mitos que se contam. O Funil pode ser aplicado sem o uso do marketing digital, como no varejo. Criar landing pages, enviar e-mails com oferta e pegar pesado no marketing digital é apenas um dos canais para alimentar de contatos o seu processo de vendas.

Além disso, ainda acredita-se que o método surgiu no meio digital, mas na verdade já existia muito antes os processos físicos.

#3 É o mesmo modelo sempre

Mito. Acreditar que o Funil de Vendas é composto sempre pelas mesmas etapas é um erro grave que acaba sendo cometido ainda por muitas empresas e gestores.

No entanto, a verdade é que para se aproveitar ao máximo do que o método oferece é preciso personalizá-lo de acordo com o seu processo. De nada adianta usar algo pré montado que deu certo para alguém mas que não se encaixa na realidade do seu mercado.

#4 O Funil de Vendas mostra o caminho a seguir

Verdade. Com o Funil de Vendas gestores e vendedores conseguem enxergar o que deve ser feito (como atividades, por exemplo) e qual a melhor forma de fazer isso, o que tem trazido resultados ou não, o que é extremamente positivo para um time comercial que está em busca de otimizar seus processos e gerar mais vendas.

E mais do que isso: Funil de Vendas não atrapalha a produtividade da sua equipe, pois ali eles não precisam ficar fazendo relatórios ou preenchendo dezenas de dados. A ideia é justamente aumentar a produtividade.

#5 Funil de Vendas é uma marca

Verdade. Aqui no Brasil Funil de Vendas é uma marca e um produto registrados. Por isso é preciso conhecer o método verdadeiro para não ser confundido pelas diversas explicações (e aplicações) erradas que aparecem por aí.

Se você ainda não conhece o método na prática e quer saber mais do Funil de Vendas oficial do Brasil, te convido a conhecer mais o blog do Funil de Vendas. E deixe sua opinião sobre o assunto e experiências com o uso da metodologia em seus negócios.

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Quero experimentar grátis
5 mitos e verdades sobre Funil de Vendas
Avalie este post
Isadora Lopes

Author Isadora Lopes

Consultora de Inbound Marketing, especialista em conteúdo para vendedores e gestores de times de vendas.

More posts by Isadora Lopes