Errar é humano, sabemos disso e na vida profissional não é diferente. Porém, cometer erros nas vendas pode ser fatal para os resultados do seu negócio. Esse conteúdo é para você, vendedor que precisa entender onde está errando e vender mais. Confira estes erros fatais nas vendas!

#1 Falar demais

Vendedor que fala demais pode até parecer que é porque tem muito conteúdo para passar, mas para o cliente geralmente é a ideia contrária que fica.

Por querer dominar a negociação, o vendedor não deixa o cliente falar e por isso não ouve o que realmente está buscando. Assim, não consegue oferecer o serviço/produto ideal e acaba perdendo venda.

Falar demais demonstra ansiedade e despreparo. Por isso, Seja simpático e solícito às dúvidas do cliente, mas deixe que ele fale o que precisa ser dito para que você possa entender o que de fato pode oferecer e entregar a melhor negociação.

#2  Não entender do seu produto

Mais frequentemente do que deveria, encontramos muitos vendedores que pouco entendem dos produtos que vendem. Isso reflete em atendimentos confusos, com respostas decoradas e poucas jogadas que de fato convertem em vendas fechadas.

Estudar sobre o seu produto é fundamental. Saiba quais são seus pontos fortes e fracos, quem são seus concorrentes, quais opções de negociação você pode ter como “carta na manga”, etc.

#3 Esperar milagres

O vendedor que vive “À espera de uma milagre” é aquele que acha que o cliente simplesmente vai chegar em sua porta pronto para comprar. Isso pode acontecer? Claro que sim. Porém, sabemos que esses casos são exceções.

O verdadeiro vendedor precisa se dedicar em todas as etapas do processo de compra: prospecção de novos clientes, qualificação destes e claro, nas etapas de fechamento.

#4 Não fazer a gestão de seus negócios

Talvez este seja o erro mais fatal para vendas: uma má gestão de negócios.

Não acompanhar cada negociação que está em andamento, o histórico desse cliente, o que foi conversado anteriormente e principalmente, não ter um funil de vendas bem estruturado e atualizado é um erro que acontece com uma frequência muito maior do que deveria.

Por falta de controle dos negócios, vendedores deixam de entrar em contato com os clientes no timing certo, de entender como está o andamento da negociação e principalmente: se não visualizam as etapas do Funil, não sabem exatamente onde concentrar seus esforços.

Se você faz parte dos vendedores que não trabalham com um funil de vendas, você está ficando para trás. É preciso enxergar todo seu processo de vendas com um design de fácil entendimento em uma ferramenta que seja simples de usar e ao mesmo tempo poderosa! Por isso, para começar a superar os erros hoje mesmo, experimente gratuitamente o Funil de Vendas.

E não se esqueça de deixar aqui nos comentários quais erros você considera fatais nas vendas!

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Quero experimentar grátis
Confira 4 erros fatais nas vendas
Avalie este post
Isadora Lopes

Author Isadora Lopes

Consultora de Inbound Marketing, especialista em conteúdo para vendedores e gestores de times de vendas.

More posts by Isadora Lopes