Entenda mais sobre Customer Success

By 3 de setembro de 2018Blog

Você já ouviu falar em Customer Success? Com consumidores cada vez mais exigentes e nem um pouco hesitantes em tornar seus feedbacks públicos e em tempo real na internet, o mercado precisou encontrar novos olhos para aqueles que passaram a ter o poder de balizar e distinguir os bons dos maus negócios.

Por isso, empenhar grande esforço no desenvolvimento de uma cultura empresarial centrada no cliente surgiu como o modelo de negócio ideal, em uma definição básica do que significa o chamado Customer Success ou Sucesso do Cliente, em português.

Hoje olhar para o cliente deixou de ser uma exceção e passou a ser regra aos que buscam diferencial de mercado. Quem não tem olhos para os que consomem, fica para trás em meio a tanta concorrência, arriscando, inclusive, a própria gestão financeira.

Conheça mais sobre o modelo de gestão centrado na satisfação do cliente e saiba por que tantas empresas estão mais focadas em reter os clientes antigos ao invés de conquistar novos.

O que é Customer Success?

O conceito foi criado no cenário das startups SaaS (de softwares como serviços), aqueles cujo o usuário utiliza pela internet e paga durante o tempo de uso ou plano contratado. Podemos citar dois bons exemplos de SaaS, como o Skype e o próprio Netflix, mas também se encaixam sistemas de CRM, plataformas de e-mail marketing, entre outros.

O modelo propõe a garantia de que o cliente tenha sucesso na resolução do problema ou na oportunidade que avistou ao contratar o seu serviço, fazendo com que ele continue desembolsando um valor fixo por mês sem reclamar por isso.

Embora o Customer Success seja variável de acordo com cada modelo de negócio, há uma unanimidade: garantir o sucesso do cliente com o seu negócio é ter a convicção plena de que a necessidade que o levou a consumir o seu produto foi excedida e segue sendo suprida de forma constante, mês após mês, ano após ano.

Customer Success não tem haver com deixar o cliente mais calmo, resolvendo problemas de seu produto ou serviço. É andar ombro a ombro com seu cliente para que ele extraia o máximo de benefícios de seu produto ou serviço. Se ele enxerga os valores e usa sua solução para ganhar mais dinheiro ou reduzir custos, será que ele ficará bravo?

Customer Success é andar ombro a ombro com seu cliente para que ele extraia o máximo de benefícios de seu produto ou serviço.

O sucesso do cliente é sua responsabilidade

Neste modelo de gestão, parte-se do pressuposto de que todos os pontos que impedem o cliente de reconhecer o valor do seu produto é problema seu e não dele, já que garantir que ele tenha sucesso é uma responsabilidade sua.

Por isso, o modelo Customer Success se baseia na máxima de que estar à disposição do cliente pode ser bom, mas ir de encontro com as necessidades mesmo antes de ele identificá-las pode ser melhor ainda.

Ao contrário do formato onde a empresa disponibiliza uma equipe para atender as necessidades do cliente depois da compra, caso elas existam, o Customer Success propõe um atendimento pró-ativo mesmo na etapa do pós-venda e não somente quando o cliente sente alguma dificuldade ou algum problema em utilizar o serviço e resolve acionar a empresa porque precisa dela.

É como se ao invés de esperar que o cliente precise de um suporte, assistência e/ou algum tipo de atenção especial, a empresa o consulte para suprir necessidades que ele ainda nem teve, antecipando, assim, qualquer tipo de problema futuro, estando ali sempre à disposição. O modelo gera proximidade, empatia e, o mais importante: relacionamento com o cliente.

Quais os benefícios do Customer Success?

Colocar o sucesso do cliente em primeiro lugar é, certamente, a garantia de seu negócio vai ter sucesso também. A lógica é simples: cliente satisfeito por conseguir alcançar o sucesso denota uma empresa que também foi bem-sucedida no que se propôs a oferecer.

Mas não só isso. Listamos aqui dois grandes benefícios para investir em Customer Succes no seu negócio.

 

  • Retenção e fidelização de clientes
    Todo mundo sabe que conquistar um novo cliente requer mais empenho e custa bem mais do que vender mais para quem já é seu cliente. Com o foco no sucesso do cliente, a retenção e fidelização de quem já compra de você é muito mais fácil de ser alcançada, já que um cliente satisfeito permanece onde está. Aquela máxima de “em time que está ganhando, não se mexe”.

 

  • Aumentar as vendas através de indicações
    Além de satisfação, garantir o sucesso do cliente garante retenção e grandes influenciadores da sua marca! A partir do momento em que seus clientes começarem a notas os benefícios e resultados oferecimentos pelos seus serviços, eles se tonarão verdadeiros “embaixadores” da sua marca, falando positivamente sobre ela para as pessoas.  E existe algo mais fiel do que o depoimento de um cliente satisfeito para trazer novos clientes em busca de sucesso?!

A melhora propaganda do seu negócio é aquela quem vem de forma espontânea por casos reais de quem provou e aprovou o seu serviço!

Quer acompanhar os melhores conteúdos de vendas? Esteja sempre de olho auqi no blog do Funil de Vendas!

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Experimentar grátis
Entenda mais sobre Customer Success
Avalie este post
Isadora Lopes

Author Isadora Lopes

Consultora de Inbound Marketing, especialista em conteúdo para vendedores e gestores de times de vendas.

More posts by Isadora Lopes