Ao definir a estratégia de marketing, muitos gestores ignoram ou desvalorizam os esforços em comunicação online, e é aí que mora o perigo. Como estamos sempre falando de vendas, hoje vamos falar sobre esse que é um dos grandes canais de aquisição de novos clientes. Entenda porque o marketing digital é tão importante para a conquista e fidelização de novos clientes.

Não tem como fugir: para vender, toda empresa precisa investir em comunicação. A atração de clientes pode ocorrer por meio de uma vitrine atrativa, de promoções eventuais e, naturalmente, de publicidade.

De qualquer forma, independente do seu ramo de atuação, é necessário que você saiba duas coisas:

  1. Uma venda bem-sucedida é a consequência de um bom relacionamento
  2. A internet é a maneira mais rápida e assertiva de desenvolver um bom relacionamento

Se você trabalha na área comercial, a primeira afirmativa é sua velha conhecida.

Certamente você domina várias técnicas de abordagem, identificação de necessidade, empatia e tangibilidade, no intuito de estabelecer vínculo com seu cliente. É provável, inclusive, que já tenha criado sua própria maneira de fazer isso.

Mas, por que o Marketing Digital é tão importante para o seu negócio?

Cenário Digital no Mundo em 2017

Em janeiro de 2017, as empresas We are Social e Hootsuite divulgaram o resultado de um estudo intitulado “Digital in 2017 Global Overview”, que apresenta o cenário digital mundial em 2017.

O estudo apontou que, em média, 50% da população mundial está presente na internet. Na América do Norte, esse número chega a 88%.

No Brasil, os índices também surpreendem: 66% da população possui acesso à internet e somos o 2º país no mundo que passa mais tempo conectado por dia – 4h59min, contra 5h23min das Filipinas. No Facebook, somos o 3º país com mais usuários ativos, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.

Com todas essas informações, é impossível duvidar das oportunidades existentes no meio digital, não é?

Vantagens do Marketing Digital sobre o Marketing Tradicional

A intenção aqui não é dizer que você não precisa mais do marketing tradicional, mas de apresentar outra perspectiva, considerando a tendência de comportamento do consumidor.

Aliás, uma estratégia de comunicação perfeita deve contemplar todos os canais em que o seu público está presente – seja tradicional, seja digital.

É inegável, no entanto, que o Marketing Digital favorece muitas possibilidades a um custo menor, o que o torna parte essencial na comunicação da sua empresa.

Segmentação

Uma das grandes diferenças do Marketing Digital é a profundidade da segmentação. A explicação para isso é que, enquanto o marketing tradicional comunica para o público-alvo, o digital tem como objetivo a persona. Pela definição da Rock Content:

“Persona ou buyer persona é um perfil semificcional que representa o cliente ideal de uma empresa, criados para ajudar seu negócio a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.”

Dessa forma, além dos dados físicos, demográficos, gênero e profissão, você compreende quais são as dores, motivações e preferências do seu cliente, para falar a língua dele. Assim, ele considera que sua marca é relevante e fica mais propenso a iniciar um relacionamento.

Otimização em tempo real

O Marketing Digital possibilita que os erros sejam corrigidos durante a ação.

Portanto, se você perceber que a linguagem ou segmentação utilizada não é a mais adequada, você consegue alterá-la enquanto a peça é veiculada, sem prejuízos.

Isso seria impossível com peças impressas, por exemplo, já que você contrata uma quantidade e não tem como ajustá-la após a tiragem.

Ser encontrado pelo cliente

A manutenção da presença digital demanda menos investimento – de tempo e dinheiro – do que a tradicional.

Uma vez que você tem uma página na internet, o potencial cliente acessa sua empresa a qualquer dia, hora e lugar.

No marketing tradicional, exceto quando ocorre indicação boca a boca, você precisa ir até cada cliente.

Mensuração

Esse, com certeza, é o principal diferencial do Marketing Digital, pois você descarta as estimativas e os achismos, e passa a trabalhar com dados.

Ao anunciar no rádio ou no jornal, você estima alcançar uma quantidade de pessoas, mas não possui garantia dessa distribuição.

No Marketing Digital, você tem acesso a relatórios confiáveis, que apresentam desde o alcance (quantas pessoas viram sua publicação) até o engajamento (quantas pessoas interagiram com ela).

Essas informações servem de base para análise dos resultados e, principalmente, para o planejamento das próximas ações, elevando ainda mais o índice de assertividade.

Como utilizar o Marketing Digital para atrair novas vendas?

Existem várias maneiras de chegar até a sua persona com o Marketing Digital e suas escolhas dependerão do seu objetivo e do estágio do cliente na Jornada de Compra. Conheça algumas delas:

SEO (Search Engine Optimization)

SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para que os algoritmos posicionem, organicamente, seu site no topo dos motores de busca (Google, Yahoo, Bing). Assim, toda vez que o cliente fizer alguma pesquisa relacionada ao negócio, sua página aparecerá entre as primeiras posições.

Marketing de Conteúdo

Como já falamos no início, o primeiro passo para a venda é o relacionamento e, na internet, o conteúdo representa a voz da sua empresa.

É com ele que você vai levar informações relevantes ao cliente, demonstrando sua autoridade e valor.

Materiais ricos

Assim como o conteúdo, os materiais ricos são uma forma de disponibilizar informações úteis para seus potenciais clientes. Nesse caso, porém, você oferece um material mais completo, como um e-book, infográfico, treinamento ou uma ferramenta, em troca de dados para contato com a persona – que passa de visitante a lead. Consequentemente, você fica mais próximo para se relacionar e estimula nela o sentimento de retribuição.

E-mail marketing

O envio de e-mails é extremamente importante para manutenção do relacionamento. É por meio dele que você fará a nutrição do seu lead, avançando-o nas etapas da Jornada de Compra, até se tornar um cliente e, posteriormente, um defensor da sua marca.

Redes Sociais

Embora sejam muito eficazes para a estratégia de vendas, é preciso ter muita atenção às redes sociais. O objetivo delas é gerar relacionamento, portanto não basta ter uma página comercial focada em anúncios, é necessário ser relevante.

Agora que você já sabe o que o Marketing Digital pode fazer pela sua empresa, que tal começar a planejar todos os passos da sua presença na Internet?

Funil de Vendas, CRM para equipe comercial
Indicadores que mostram como bater sua meta
Nunca mais perca oportunidades por falta de follow ups
Quer bater sua meta?

Gostaria de colocar estas dicas em prática dentro de nosso CRM?

Quero experimentar grátis
A importância do Marketing Digital para atrair novos clientes
Avalie este post
Isadora Lopes

Author Isadora Lopes

Consultora de Inbound Marketing, especialista em conteúdo para vendedores e gestores de times de vendas.

More posts by Isadora Lopes